seta para a esquerda seta para a direita seta para a direita seta para baixo
notícia 28 de março de 2024

O reconhecimento da responsabilidade do sócio administrador em empresa ltda conforme entendimento jurisprudencial atual

Por: Ana Bárbara de Lima

É comum que algumas empresas admitam pessoas em seu quadro societário sem formalizar oficialmente essa constituição de sociedade. No entanto, quando essa sociedade não formalizada chega ao fim, surgem diversas discussões sobre o assunto, incluindo a responsabilidade de cada sócio.

Diante dos diversos impasses, a jurisprudência atual tem consolidado o entendimento de que, para caracterizar a existência de uma sociedade de fato, são necessárias provas que demonstrem a intenção das partes de formarem uma sociedade empresarial, bem como a participação nos lucros e nas perdas, a contribuição dos sócios para o capital social e a “affectio societatis”, que representa a vontade de cooperação ativa dos sócios em alcançar um objetivo comum.

Comprovada a existência da sociedade, é certo que toda pessoa ao manifestar interesse em fazer parte de uma sociedade empresária, de lucrar ou suportar prejuízo em decorrência do negócio comum e é neste momento que surgem inúmeras discussões acerca das responsabilidades de cada um dos sócios que dela fizeram parte.

A partir dessas demandas, ficou claro que, conforme a leitura da legislação vigente, a responsabilidade dos sócios está diretamente relacionada à função que desempenham na sociedade. Portanto, as decisões recentes indicam que o sócio administrador não é pessoalmente responsável pelas obrigações assumidas em nome da sociedade. No entanto, se agir de forma culposa, poderá responder com seus próprios bens, tanto perante a sociedade quanto perante terceiros prejudicados, conforme o artigo 1.016 do Código Civil.

Sem excluir a aplicabilidade da norma civilista, recentes julgados demonstraram ainda que a responsabilidade do administrador abrange diversas áreas, no âmbito tributário, administrativo, trabalhista e até mesmo criminal e ainda, se comprovada má gestão temerária ou abusiva, violando o contrato social e a lei, ele pode ser responsabilizado com seus bens pessoais.

Por tal razão se faz sempre necessário ter uma equipe técnica capacitada para amparar a tomada de decisões em constituições de sociedades empresárias, no intuito de que estas sejam embasadas não só à legislação vigente, mas também aos mais recentes julgados nos casos que se assemelha com aquela estrutura societária e para tanto, o JCM advogados e consultores possui profissionais com a respectiva expertise para auxiliar do processo de constituição, estruturação, alteração à eventual dissolução de sociedades de forma a mitigar eventuais transtornos que podem envolver estes procedimentos.



Belo Horizonte

Av. Afonso Pena, 2.951
Funcionários
CEP: 30130-006 como chegar

+55 31 2128 3585

bh@jcm.adv.br

Brasília

NOVO ENDEREÇO

SCN, Quadra 01, Bl. F
Edifício America Office Tower
Sala 1209 - Asa Norte
CEP: 70711-905 como chegar

+55 61 3322 8088

bsb@jcm.adv.br

Jaraguá do Sul

Av. Getúlio Vargas, 827
2º andar - Centro
CEP: 89251-000 como chegar

+55 47 3276 1010

sc@jcm.adv.br

Rio de Janeiro

NOVO ENDEREÇO

Rua Santa Luzia, 651
14º andar - Centro
CEP 20030-041 como chegar

+55 21 2526 7007

rj@jcm.adv.br

São Paulo

NOVO ENDEREÇO

Rua Tabapuã, 627
4º andar - Itaim Bibi
CEP: 04533-012 como chegar

+55 11 3286 0532

sp@jcm.adv.br