seta para a esquerda seta para a direita seta para a direita seta para baixo
notícia 11 de abril de 2024

Em meio a Tensões com Elon Musk, Governo Avalia Novo Órgão Fiscalizador

Por: Ana Bárbara Lima

Muito tem sido divulgado sobre a polêmica discussão existente entre Elon Musk e o Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Diante disso, o governo federal divulgou por intermédio do Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República que está estudando a possibilidade de criar um novo órgão para monitorar o cumprimento da legislação brasileira pelas redes sociais.

Segundo o secretário, este órgão será independente e procederá com a supervisão para garantir que as plataformas cumpram suas obrigações legais.

Vale lembrar que existe um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados que propõe a regulação das plataformas digitais, a chamada PL das Fake News, mas devido à falta de apoio da maioria dos partidos, parte do texto que tratava sobre este monitoramento foi retirado do texto original.

Diante deste novo fato, referente ao embate existente entre o dono do “X” (antigo Twitter), o assunto voltou a ser discutido para inclusão no texto daquele projeto, restando ainda definir qual órgão do Poder Executivo assumirá essa responsabilidade, sem definir uma entidade específica.

O Secretário disse ainda que é de extrema importância o debate sobre a criação do referido órgão para promover a aplicabilidade da legislação vigente às plataformas digitais, a fim de evitar que reiterados crimes sejam praticados diante da ineficácia da lei quando o fato gerador ocorre nas redes sociais, incluindo casos de divulgação de fake news, racismo e violações contra crianças e adolescentes.

Não menos importante, o secretário ainda informou que não há censura quando há, na verdade, uma moderação de conteúdo ilegal ou prejudicial a terceiros, e que isto deve ser considerado como um esforço do Estado para assegurar a proteção aos direitos de personalidade previstos na Constituição Federal e à democracia.

Este debate é de suma importância para todos os cidadãos brasileiros, no que se refere à regulamentação de um ambiente que até então não possui uma lei específica para regê-lo, mas devemos enfatizar que atualmente contamos com inúmeras leis que são aplicadas por analogia no que se refere aos crimes e responsabilidades dos atos praticados no ambiente digital, incluindo a LGPD, que possui uma autarquia Federal de natureza especial vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e protege a divulgação de dados pessoais.

O JCM Advogados Associados permanece atento às novidades e às decisões para mantê-los sempre atualizados e permanecemos à disposição para solucionar suas dúvidas sobre o tema.

Belo Horizonte

Av. Afonso Pena, 2.951
Funcionários
CEP: 30130-006 como chegar

+55 31 2128 3585

bh@jcm.adv.br

Brasília

NOVO ENDEREÇO

SCN, Quadra 01, Bl. F
Edifício America Office Tower
Sala 1209 - Asa Norte
CEP: 70711-905 como chegar

+55 61 3322 8088

bsb@jcm.adv.br

Jaraguá do Sul

Av. Getúlio Vargas, 827
2º andar - Centro
CEP: 89251-000 como chegar

+55 47 3276 1010

sc@jcm.adv.br

Rio de Janeiro

NOVO ENDEREÇO

Rua Santa Luzia, 651
14º andar - Centro
CEP 20030-041 como chegar

+55 21 2526 7007

rj@jcm.adv.br

São Paulo

NOVO ENDEREÇO

Rua Tabapuã, 627
4º andar - Itaim Bibi
CEP: 04533-012 como chegar

+55 11 3286 0532

sp@jcm.adv.br