Por Daniel Mayer da Silva
É comum que em ambientes de escritório surjam queixas dos funcionários sobre a temperatura do ar-condicionado, gerando desconforto para alguns enquanto outros se sentem bem. Este tema pode levar a conflitos mais sérios que afetam tanto a produtividade quanto as relações interpessoais no local de trabalho.
Encontrar um consenso que agrade a todos é desafiador, mas existem maneiras de lidar com essa questão sem recorrer a extremos. Implementar soluções práticas e eficazes pode garantir um conforto térmico satisfatório, alinhado às normas regulatórias.
Então, surge a pergunta: qual seria a temperatura ideal para o ambiente de trabalho? De acordo com a Norma Reguladora (NR) nº 17, emitida pelo Ministério do Trabalho, a temperatura ideal para locais onde se realizam atividades intelectuais, como escritórios e laboratórios, deve estar entre 20 e 23 graus Celsius, mantendo a umidade abaixo de 40%. A norma ISO 9241 sugere uma faixa de temperatura de 20 a 24 graus no verão, e de 23 a 26 no inverno, com umidade entre 40% e 80%.
A NR-17, conhecida como a “norma da ergonomia no trabalho”, define diretrizes para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
O JCM Advogados Associados permanece atento a todas as novidades e decisões para mantê-los sempre atualizados.
Fontes:
Norma Regulamentadora Nº 17