A 6ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) destaca a importância crescente dos aspectos sociais e ambientais, assim como o equilíbrio entre acionistas e todas as partes interessadas (stakeholders).
As partes interessadas podem ser desde colaboradores, prestadores de serviços, até investidores, fornecedores, clientes e a própria comunidade na qual aquela empresa está inserida. De maneira muito ampla, pode ser qualquer um que tenha algum interesse ou relacionamento com a companhia.
Este novo Código reflete uma mudança significativa em relação à edição anterior, que tinha uma definição de governança corporativa mais genérica. Agora, o documento reconhece que as empresas têm um papel relevante na sociedade como um todo e não apenas servem aos acionistas.
Além disso, o Código incorpora a integridade como um dos princípios-chave de governança corporativa, juntamente com equidade, transparência, responsabilização e sustentabilidade.
O Código também enfatiza a importância de as empresas definirem seus propósitos claramente, indicando por que existem e quais necessidades buscam atender.
O JCM Advogados Associados permanece atento a todas as novidades e decisões para mantê-los sempre atualizados e permanecemos à disposição para solucionar suas dúvidas sobre o tema.
Para saber mais: