seta para a esquerda seta para a direita seta para a direita seta para baixo
notícia 27 de abril de 2022

Possibilidade de Associação Civil sem fins lucrativos requerer recuperação judicial

law and justice concept, client discussion lawyer judgement lawsuit with holding pen, law book,gavel and scales of justice at table in office.

Por Isabele Marques

Em recente julgamento do Agravo Interno n° TP 3.654-RS pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi decidido em juízo prelibatório que associações civis sem fins lucrativos detêm legitimidade para requerer a recuperação judicial. O resultado do julgamento, baseou-se em parte no voto divergente do Ministro Luis Felipe Salomão e em parte no voto da Ministra Maria Isabel Gal.

O caso em análise diz respeito a uma Instituição de Ensino Superior registrada como associação civil sem fins lucrativos que enfrenta sérias dificuldades financeiras diretamente relacionadas com a pandemia do Covid-19, acumulando uma dívida aproximada de R$ 580.000.000,00 (quinhentos e oitenta milhões de reais). A maioria esmagadora dos débitos estão relacionados com dívidas trabalhistas. Em vista disso, a medida mais adequada encontrada pela Instituição de Ensino foi requerer sua recuperação judicial.

Em primeira instância o Juízo deferiu o pedido. Inconformado, um dos credores da Instituição recorreu e o Tribunal de Justiça reformou a decisão interlocutória, sob o argumento de que associação civil sem fins lucrativos não detém legitimidade para requerer a recuperação judicial. Irresignada, a Instituição interpôs recurso especial alegando que, embora seja uma associação civil sem finalidade lucrativa, possui finalidade e atividades econômicas e, portanto, é apta para requerer sua recuperação judicial.

Para o STJ, essa Instituição de Ensino Superior possui relevo econômico e social em razão de seu objeto e em razão da atividade desempenhada (ensino), completando direitos sociais e fundamentais que deveriam ser fornecidos com excelência pelo Estado. Dizendo de outro modo, a atividade desempenhada pela Instituição gera empregos, renda, pagamento de tributos e cria diversos benefícios sociais e econômicos que devem ser preservados até o último caso.

Portanto, ainda que a análise do STJ tenha sido apenas para manter a parte da decisão do Juízo de primeira instância que concedeu a recuperação judicial e, assim, evitar o encerramento imaturo da atividade econômica exercida pela Instituição, o julgamento foi importante e demonstra que o tema será minuciosamente debatido quando da análise do mérito recursal.

O resultado meritório deste julgamento colocará fim na antiga divergência doutrinária e jurisprudencial envolvendo o tema. A título de curiosidade a Lei de Falência e Recuperação Judicial não veda e nem autoriza expressamente que associações civis sem fins lucrativos requeiram a recuperação judicial.

O caput do art. 1º da Lei nº 11.101/2005 afirma que a recuperação judicial se aplica para o empresário e para as sociedades empresárias, não mencionando associações civis. Por outro lado, o art. 2º da mencionada Lei traz as pessoas jurídicas que não podem ser beneficiadas com a recuperação judicial e ali não se mencionou as associações civis.

A JCM Advogados ficará atenta ao desenrolar deste julgamento, mantendo nossos leitores sempre atualizados.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto entre em contato com a JCM, através do e-mail: empresarial@jcm.adv.br

Belo Horizonte

Av. Afonso Pena, 2.951
Funcionários
CEP: 30130-006 como chegar

+55 31 2128 3585

bh@jcm.adv.br

Brasília

NOVO ENDEREÇO

SCN, Quadra 01, Bl. F
Edifício America Office Tower
Sala 1209 - Asa Norte
CEP: 70711-905 como chegar

+55 61 3322 8088

bsb@jcm.adv.br

Jaraguá do Sul

Av. Getúlio Vargas, 827
2º andar - Centro
CEP: 89251-000 como chegar

+55 47 3276 1010

sc@jcm.adv.br

Rio de Janeiro

NOVO ENDEREÇO

Rua Santa Luzia, 651
14º andar - Centro
CEP 20030-041 como chegar

+55 21 2526 7007

rj@jcm.adv.br

São Paulo

NOVO ENDEREÇO

Rua Tabapuã, 627
4º andar - Itaim Bibi
CEP: 04533-012 como chegar

+55 11 3286 0532

sp@jcm.adv.br