Por Gustavo Barros
O avanço no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) tem impulsionado uma verdadeira revolução nos mais diversos setores e, na área jurídica, não é diferente.
Para David Wilkins, diretor da Harvard Law School, a inteligência artificial generativa tem potencial para transformar a prática do direito, especialmente por contribuir para um aumento na produtividade e redução no tempo gasto em tarefas rotineiras e repetitivas.
Ao longo dos anos, os profissionais do direito tinham receio em utilizar a IA no dia a dia do trabalho, contudo, a tendência agora é o oposto, estes profissionais estão amplamente confortáveis com a presença desta tecnologia e, cada vez mais, aprimorando a forma de utilização e benefícios conquistados.
Desta forma a expansão da IA generativa, faz crescer a necessidade de os profissionais jurídicos aprenderem mais sobre a tecnologia, especialmente sobre como utilizá-la na prática. Ferramentas como o ChatGPT e o Copilot, são úteis na construção e revisão de conteúdos legais, como contratos, resumos ou memorandos, etc..
Para que estas ferramentas possam participar efetivamente, de forma positiva, da rotina dos advogados, é essencial ser assertivo nos comandos, garantindo o entendimento do contexto pela ferramenta, a expectativa em relação à resposta e a assertividade nas informações geradas.
Entender como a tecnologia funciona também vai ajudar a decidir quando e como utilizar a IA. Assim, para o aprendizado da tecnologia, a Trybe, escola online de tecnologia e inteligência artificial, está auxiliando os profissionais de direito a conseguir aplicar a IA em suas práticas de trabalho, considerando questões éticas e legais de privacidade.
Aprendendo conceitos e utilização correta das ferramentas de IA generativa, por meio da promoção de uma prática moderna e inovadora, os profissionais trabalharão de forma mais estratégica e produtiva, se preparando para o futuro da profissão.
O JCM Advogados Associados permanece atento a todas as novidades e decisões para mantê-los sempre atualizados e permanecemos à disposição para solucionar suas dúvidas sobre o tema.
Para saber mais é só clicar em https://exame.com/tecnologia/ia-generativa-pode-ser-um-diferencial-para-os-advogados-do-futuro .