À medida que nos aproximamos do último trimestre do ano, é comum que as empresas comecem a se movimentar para definir seu planejamento estratégico e estabelecer objetivos para o próximo ano.
E pelo segundo ano consecutivo o uso da inteligência artificial é apontado como tendência no marketing das empresas para 2025. Isso é que mostra o Panorama de Marketing e Vendas no Brasil promovido pela RD Station.
A pesquisa realizada pela RD Station, com apoio da Totvs, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, revela que 55% dos profissionais de marketing já utilizam a inteligência artificial como uma aliada nas suas atividades, fato que mantém, segundo a pesquisa, a IA como uma tendência no próximo ano. Ainda de acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados informam usarem a tecnologia para criação de conteúdo e copywriting.
Um dado que chama a atenção, no entanto, é que no panorama de marketing, 63% das empresas B2B (relação empresa-empresa) utilizam a IA, em comparação com 47% das B2C (relação empresa-consumidor), dado que pode contribuir com a crescente busca de uso da tecnologia que possa agregar mais valor ao produto/serviço, melhorando a experiência do cliente.
No entanto, mais importante que implementar o uso de qualquer tecnologia de IA apenas para seguir a tendência do mercado, é avaliar as opções e escolher estratégias que realmente estejam alinhadas com o propósito da empresa.
Isso é que o diz a especialista em marketing Camila Renaux:
“À medida que novas tecnologias e estratégias surgem, a pressa em adotá-las sem o devido planejamento pode gerar resultados insatisfatórios. O marketing exige um processo contínuo de revisão e ajuste”.
Inteligência artificial não é apenas uma tendência, mas uma realidade.
A busca crescente pela inovação nos negócios pode sim ser facilitada com o uso de ferramentas tecnologias, mas essa escolha deve ser intencional e estratégica. O uso da IA deve ter um objetivo claro dentro da empresa, seja diminuir custos, melhorar gestão do tempo, melhorar a experiência do cliente. Algo que possa agregar valor às relações humanas que a empresa gera.
A crescente adoção da inteligência artificial (IA) no marketing, como indicado pela pesquisa da RD Station, não só reflete uma evolução tecnológica, mas também levanta questões jurídicas importantes. A utilização de IA deve estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações relacionadas à privacidade e ao uso ético de tecnologias. As empresas devem garantir que suas estratégias de marketing baseadas em IA respeitem as normas legais, evitando riscos de avaliações e garantindo a proteção dos dados pessoais dos consumidores. O acompanhamento das implicações jurídicas do uso de IA é essencial para uma implementação segura e eficiente dessas tecnologias.
O JCM Advogados Associados permanece atento a todas as novidades e decisões para mantê-los sempre atualizados e permanecemos à disposição para solucionar suas dúvidas sobre o tema.
Fontes:
https://www.meioemensagem.com.br/marketing/ia-tendencia-marketing
https://www.meioemensagem.com.br/proxxima/rd-station-55-dos-profissionais-de-marketing-ja-usam-ia