seta para a esquerda seta para a direita seta para a direita seta para baixo
notícia 17 de março de 2020

O uso do home-office em virtude do COVID-19

Trabalho remoto, ou teletrabalho, é previsto em lei e o empregado já fica, preponderantemente, em casa trabalhando. É uma prática prevista em contrato de trabalho. No entanto, a implementação do home-office poderá ocorrer, por exemplo, em virtude da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma situação eventual, na qual o empregado pode trabalhar de casa, mas o local de trabalho ainda será o estabelecimento do empregador.

No caso de uma situação de emergência eventual, a adoção do trabalho remoto é temporária e pode prescindir de algumas etapas formais, desde que respeitados os limites estabelecidos na legislação trabalhista e no contrato de trabalho.

Em função da pandemia, o home-office demonstra uma nova flexibilidade nas relações de trabalho, como uma ferramenta que pode ser adotada para amenizar essa crise.

A modalidade laboral do teletrabalho, ou trabalho remoto, não tem controle sobre a jornada trabalhada. Por outro lado, o home-office, na circunstância da pandemia de Covid-19, pode sim ser controlado, se equiparando ao trabalho externo.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a equipe trabalhista do JCM Advogados – trabalhista@jcm.adv.br

Belo Horizonte

Av. Afonso Pena, 2.951
Funcionários
CEP: 30130-006 como chegar

+55 31 2128 3585

bh@jcm.adv.br

Brasília

SCN, Quadra 01, Bl. F
Edifício America Office Tower
Sala 1209 - Asa Norte
CEP: 70711-905 como chegar

+55 61 3322 8088

bsb@jcm.adv.br

Jaraguá do Sul

Av. Getúlio Vargas, 827
2º andar - Centro
CEP: 89251-000 como chegar

+55 47 3276 1010

sc@jcm.adv.br

Rio de Janeiro

NOVO ENDEREÇO

Praça XV de Novembro, 20
5 ° andar / 502 - Centro
CEP 20010-010 como chegar

+55 21 2526 7007

rj@jcm.adv.br

São Paulo

Rua Tabapuã, 627
4º andar - Itaim Bibi
CEP: 04533-012 como chegar

+55 11 3286 0532

sp@jcm.adv.br