seta para a esquerda seta para a direita seta para a direita seta para baixo
artigo

Mulher: um caso de sucesso

O dia internacional da mulher é um momento especial para parabenizarmos as mulheres profissionais, mães, filhas e lembrarmos de todas suas conquistas sociais, políticas e econômicas.


Em especial, gostaria de fazer uma homenagem à primeira brasileira a exercer o papel de advogada, Myrthes Gomes de Campos, e em particular, à sua primeira atuação no Tribunal do Júri como defensora pública.


Alguns relatos afirmam que no dia do julgamento, ocorrido em setembro do ano de 1899, uma multidão se aglomerou em frente ao edifício do Tribunal para disputar um lugar na sala do júri. Todos estavam ávidos para presenciar, pela primeira vez no Brasil, uma causa judicial patrocinada por uma mulher.


Desnecessário afirmar que a atuação de Myrthes Gomes de Campos foi brilhante, não restando qualquer dúvida quanto ao seu profundo conhecimento legal, bem como sua habilidade argumentativa, o que ocasionou na absolvição do réu e no reconhecimento e respeito da causídica no ambiente jurídico.


No entanto, me atrevo a afirmar que o sucesso da primeira advogada do Brasil não se deu apenas ao fato de ela possuir amplo conhecimento jurídico e grande poder de argumentação. Acredito que suas vitórias foram alcançadas em decorrência de todas as habilidades e qualidades que são inerentes às mulheres, dentre elas, a inteligência, a dedicação e a sensibilidade, imprescindíveis para conquistarem seus espaços tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.


Verifica-se, nos dias de hoje, a efetiva presença feminina em inúmeras ocupações profissionais anteriormente e tradicionalmente ocupadas apenas por homens. A ascensão feminina no mercado de trabalho foi possível graças à demonstração das mulheres de sua capacidade intelectual aliada à sua sabedoria e sensibilidade no exercício de suas funções. Alguns dizem que “tal tempero” não seria uma característica favorável. Todavia, ouso garantir que nossa aptidão sensível e doce não nos torna frágeis ou incapacitadas. Pelo contrário, pois além do conhecimento técnico, essas características nos permitem atuar com um olhar diferenciado e extremamente zeloso.


Diante de todo o histórico, as mulheres precisaram aprender a ser resilientes para se consolidarem no mercado de trabalho. E isso as tornaram profissionais ainda mais completas!


Sendo assim, gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar todas as mulheres que exercem com dedicação, competência e paixão suas escolhas de vida, sem perder a doçura e a sensibilidade que lhes é peculiar.

Belo Horizonte

Av. Afonso Pena, 2.951
Funcionários como chegar

+55 31 2128 3585

bh@jcm.adv.br

Brasília

SAS, Quadra 1, Bloco M
Ed. Libertas Brasilis,
Salas 911/912 como chegar

+55 61 3322 8088

bsb@jcm.adv.br

Jaraguá do Sul

Av. Getúlio Vargas, 827
2º andar como chegar

+55 47 3276 1010

sc@jcm.adv.br

Rio de Janeiro

Av. Erasmo Braga, 277
13º andar como chegar

+55 21 2526 7007

rj@jcm.adv.br

São Paulo

Av. Paulista, 807
conj. 1822 como chegar

+55 11 3286 0532

sp@jcm.adv.br

Vitória

Rua Neves Armond, 210
7º andar como chegar

+55 27 3315 5354

es@jcm.adv.br